sábado, 26 de junho de 2010

"O PEQUENO PRÍNCIPE"

O meu livro favorito e que recomendo para todos é “O Pequeno Príncipe” de Antoine de Saint-Exupéry.
Esse livro a cada vez que o leio me ensina uma coisa nova me encanta mais. Um livro infantil escrito para adultos. Sim, pois além de agradar as crianças, ele também tem a incrível capacidade de fazer os adultos retornarem à infância, relembrando coisas simples, mas importantes, que deixamos de lado quando crescemos. Este livro já foi traduzido em vários idiomas, além de inspirar filmes, peças, músicas e o mais importante que a cada fase da nossa vida percebemos detalhes que nos levam a refletir melhor e até mudarmos a nossa forma de pensar e agir. Com certeza uma grande maioria já conhece a história do Pequeno Príncipe que é sobre um principezinho que mora em um planeta do tamanho de uma casa. Ele resolve partir em uma jornada que o leva através de vários planetas até aterrissar na Terra. No caminho conhece vários personagens peculiares, como o rei, o vaidoso, o bêbado, o empresário, o acendedor de lampiões, o geógrafo, a serpente, a raposa, o vendedor, o manobreiro e o aviador. Todos eles têm algum ensinamento - bom ou mau - a repassar ao pequeno príncipe, assim como ele tem lições a ensinar a cada um desses.
As interpretações das passagens do livro são tão diversas e vou ressaltar aqui uma dessas passagem que desta última vez que li me marcou muito.

"Tu te tornas eternamente responsável
por aquilo que cativas"

Como cada um interpreta de uma forma única conforme seus sentimentos aplicando a regra que a raposa disse ao príncipe: "Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos". Durante a leitura temos momentos que ficamos pensativos e outros não podemos deixar de rir.

Abaixo postei um vídeo com a parte do filme onde o Príncipe encontra a raposa para possam tirar sua própria conclusão.


Esse pequeno trecho do livro "O Pequeno Príncipe" me toca de uma forma muito significativa, pois  leva a refletir nas nossas relações de amizade, de afeto, a quem nós amamos, a nossa famíla.
Paramos para pensar em nossos amigos, sejam reais ou virtuais e em tudo que fizeram e trouxeram de bom e precioso para a nossa vida. Nós somos responsáveis em cativar e manter essas amizades e temos que agradecer a Deus por existirem em nossas vidas.

Da mesma forma que o Pequeno Príncipe cuidava de sua rosa, devemos cuidar bem das nossas rosas. Vamos cuidar bem de nosso jardim, pois existe uma que seu perfume é tão especial e tão único que só sentimos quando temos o amor no coração.
Sempre temos que nos lembrar que somos responsáveis por aqueles que cativamos.

Rene Santos
 7a. Edição @ Qual seu livro favorito?



Imagens retiradas da NET / video you tube 

2 comentários:

  1. O famoso livro que todas as misses leem!

    hehehehehe

    parabéns pela vitória no How Deal.

    ResponderExcluir
  2. eu me encantei por esse livro quando li, ele é ótimo mesmo.
    Obrigada pelo comentário lá no blog,que bom que meu poema agradou :)ah e parabéns pelo 3° lugar no palavras mil.
    beijinhos :*

    ResponderExcluir

cores da vida Pictures, Images and Photos